quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

"O coração do rei é como um rio controlado pelo Senhor; ele o dirige para onde quer" (Provérbios 21:1)


Como é bom ter a vida dirigida por Deus. Ainda que o texto esteja falando do rei, até porque foi um rei que o escreveu, creio que o mesmo se aplica a cada um de nós. Num primeiro momento podemos ter a impressão de que o texto está falando de um boneco manipulado por Deus, que não tem decisão e nem opinião própria. Entretanto, se levarmos em consideração todo o contexto do livro de Provérbios, perceberemos que o autor está se referindo a situação de dependência de Deus. A dependência de Deus não implica na anulação da nossa vontade e nem da nossa autonomia, pelo contrário, tal dependência conduz-nos a conformarmos (no sentido de dar forma) a nossa mente, à mente de Cristo. Acerca disso, o apóstolo Paulo disse o seguinte:"...nós temos a mente de Cristo" (1 Coríntios 2:16). Ou seja, implica em absorvermos os valores éticos e relacionais do Evangelho, em todas as áreas de nossa vida. Isso sim, significa em ser controlado pelo Senhor. A medida que vamos nos apropriando dos valores do Evangelho, então, vamos nos tornando, assim como disse o autor de Provérbios, como um rio que é dirigido pelo Senhor. Porém, esta direção não será imposta, mas fluirá naturalmente em nós pelo fato de praticarmos o Evangelho. Há muitas pessoas que querem conhecer a vontade de Deus, entretanto, isso só é possível à medida que nos dispomos à estudar o Evangelho e, em o conhecendo, também praticá-lo. E, por experiência própria de um homem que tem estudado e aprendido muito com a vida de Jesus, eu posso lhe garantir: vale à pena! Ter a vida dirigida por Deus é um privilégio e uma bênção muito maior do que possamos imaginar. A direção de Deus nos conduz à educação, ao caráter ético, ao compromisso conjugal, ao profissionalismo com excelência, enfim, à uma relação melhor com as pessoas, sejam elas quem forem. Portanto, se você é alguém que aprecia a sabedoria, a maturidade e o desenvolvimento pessoal, leia a Bíblia. Contudo, a leia não apenas como um livro religioso, mas como um Manual de Vida e Comportamento com Deus e com as Pessoas. Leia com a disposição de ir além da absorção de informações, leia com a motivação para colocar seus valores em prática em sua vida, a começar pela sua família. Assim você vai provar, na prática, o que o autor de Provérbios quis dizer com "ser dirigido por Deus".
Bom dia a todos vocês!!!!
Com carinho e amizade,
Pr. André Luís Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário