quinta-feira, 20 de junho de 2013

"O homem justo leva uma vida íntegra; como são felizes os seus filhos!" (Provérbios 20:7)

Como é bom ter uma pai honesto, íntegro, possuidor de valores tão caros nesses dias nos quais vivemos. Falo isso baseado em experiência própria. Meu pai não construiu nenhum patrimônio econômico para que eu e minha irmã pudéssemos desfrutar, entretanto, o seu legado de honestidade, justiça, verdade, são os maiores bens que ele está nos deixando. Como é bom não ter de se envergonhar daqueles que nos deram a vida. Como é bom olhar para trás e ter somente lembranças que dão orgulho de sermos filhos de quem somos. A história do meu pai é uma história simples, sem muitas novidades e nem com situações tão diferentes das demais pessoas. Ele teve uma infância humilde, trabalhou honestamente ao longo da vida, casou-se, é pai de dois filhos (eu e minha irmã), e aposentou-se recentemente. Continua trabalhando, e trabalha não por uma questão de necessidade de complementação de renda, pois sua aposentadoria é suficiente para que ele e minha mãe vivam bem, porém, acredito que seu esforço em trabalhar está muito relacionado àquilo que ele me ensinou ao longo da vida: "o trabalho dignifica o homem". Às vezes fico pensando como deve ser a vida daqueles filhos os quais seus pais lhes deixaram um legado vergonhoso, baseado em escândalos, falcatruas, mentiras, e tantas outras situações vergonhosas; deve ser algo muito constrangedor ser identificado como "o filho do fulano que meteu a mão no dinheiro da empresa que trabalhava". Graças a Deus eu em alguns momentos da minha vida eu fui privilegiado com o seguinte comentário: "o fulano é seu pai? Puxa, que cara gente boa é seu pai, que homem honesto, companheiro, um amigo de todas as horas"; e como foi maravilhoso ser identificado como filho de alguém assim, espero que eu proporcione o mesmo orgulho aos meus filhos. É claro que em tempos como o nosso, ser alguém honesto é um preço muito alto a pagar, visto que ninguém quer sair no prejuízo seja qual for a situação, muitos querem se dar bem às custas de qualquer coisa, até da desonestidade. Mas, graças a Deus que eu fui presenteado com um pai (e mãe) que decidiram pagar o preço de ser ético. Hoje, eu e minha irmã, não temos um patrimônio econômico ao qual iremos herdar, mas, o patrimônio que nossos pais deixaram e que ninguém nunca poderá nos tirar, este já herdamos ao longo da vida, ou seja, os valores éticos, morais, relacionais e espirituais. Herdamos e já estamos transmitindo em todos os nossos relacionamentos, inclusive à nossa família. Obrigado Senhor, por ter me presentado com pais tão valorosos!
Com carinho e amizade,
Pr. André Luís Pereira

5 comentários:

  1. Texto lindo que reflete tamanha gratidão e amor. Que família abençoada! Que Deus continue abençoando a sua vida PAstor André, mais gratidão e mais amor, sempre, amem.

    ResponderExcluir
  2. Texto lindo que reflete tamanha gratidão e amor. Que família abençoada! Que Deus continue abençoando a sua vida PAstor André, mais gratidão e mais amor, sempre, amem.

    ResponderExcluir
  3. meu querido pai te amo para sempre
    gratidão eterna.bjs feliz dia dos pais.

    ResponderExcluir
  4. complemento da mensagem acima . sua filha Maria del Rio.

    ResponderExcluir
  5. Um dia eu vinha na rua e vi esse versículo escrito em um ônibus. Eu estava falando justamente de um situação que vivi,eu tinha um terreno e não tinha condições de fazer a casa pois ganhava pouco. Então o meu vizinho queria apossar se é fazer suas piscinas. Eu tinha ia a um advogado pedindo revisão nos meus ganhos. E Deus melhorou esse ganhos e consegui fazer a casa. Quando eu estava falando justamente nesse assunto para o meu marido. Então o versículo passou por mim. Sou muito grata aos meus pais. Papai era muito pobre mas honesto. Amei

    ResponderExcluir