quarta-feira, 22 de maio de 2013

"...quem toma emprestado é escravo de quem empresta" (Provérbios 22:7b)


No contexto próximo, a impressão que temos é que este provérbio está apontando para aquele que pede dinheiro emprestado para os outros. E, talvez, não haja uma situação tão escravizante quanto dever para alguém, principalmente para amigos ou parentes. Sim, aquele que empresta (devedor) submete-se a uma situação muito desagradável, constrangedora e, dependendo da circunstância, humilhante. É desagradável, também, para aquele que empresta dinheiro para o outro (credor). Sim, porque a questão financeira é algo muito pessoal e, à medida que é levada a público, expõe tanto quem precisa do empréstimo quanto quem empresta. Meu avô sempre dizia que "carro, mulher e dinheiro a gente não empresta pra ninguém" e, de certa forma, acredito que ele tinha razão. A questão do empréstimo vai além da ordem financeira. Penso que o dinheiro, ainda que tomemos um calote, a gente trabalha e conquista novamente, porém, como é difícil lidar com os desdobramentos provenientes de um calote. Aquele que empresta (devedor) e, por conta de diversas razões, não consegue pagar o empréstimo, geralmente, se for uma boa pessoa de boa índole, é tomado por sentimentos de vergonha, incapacidade, culpa, e tantas outras aflições, fazendo com que se afaste da família e dos amigos, às vezes, caindo em profunda depressão, sem contar o transtorno que se causa à família nuclear. Já o credor também é envolvido numa situação desconcertante, a sensação de não receber aquilo que ele se esforçou para guardar, é algo parecido com o sentimento de ter sido roubado, porém, nesse caso, o "roubo" foi consentido, piorando ainda mais essa sensação. Além de se sentir economicamente lesado, sentimentos de desconfiança, ira e traição vão crescendo a medida em que o devedor parece se acomodar com a situação. Assim, o que o autor de Provérbios nos diz hoje, torna-se uma verdade: "quem toma emprestado é escravo de quem empresta", e esta relação passa a envolver muitas outras pessoas. Eu sou do tipo de pessoa que perco o dinheiro mas não perco a amizade, porém, muitas outras pessoas não pensam assim, e, também, têm razão em não pensar dessa forma. Entretanto, quando nos sujeitamos a ambos os papéis, ou credor ou devedor, devemos ter muito claro em nossa mente que ao pedir ou conceder o empréstimo, colocamos em jogo uma boa amizade ou um significativo vínculo familiar. Entretanto, tal decisão deve ser tratada com muita reflexão pois, quando amizade é verdadeira e as razões demonstram-se justificáveis, penso que vale à pena estender a mão. Porém, tudo isso deve acontecer num ambiente de diálogo, intimidade e muita clareza. Caso o credor seja casado, tal situação deve, também, ter a aprovação do cônjuge, e isto por uma questão de lealdade e cumplicidade. Espero que ninguém precise se sujeitar a nenhum desses papéis, porém, caso seja necessário, que o faça com sabedoria.
Com carinho e amizade,
Pr. André Luís Pereira

18 comentários:

  1. O Rico, geralmente gasta menos do que ganha.
    O Pobre, com frequência, gasta mais, antes de ganhar.

    Quem não consegue poupar, salvo raras exceções, é Imaturo.
    Quem tem uma reserva, vivendo com menos do que ganha, não se vende.

    É Verdade, o Devedor é Servo do Credor.
    Há raras situações onde o empréstimo é salutar.
    O Banco não dá nada a ninguém, só tira.

    Os Bancos, sempre estão associados a alguma espécie de imundície.
    Quem dá Lucro aos Bancos, é Cúmplice, Conivente, Tolo, Fraco.
    "Povo Fraco Sempre Perde, Perdeu, e Perderá! É Lei da Física"
    Deus não tem culpa pelo mau uso dos músculos e Cérebro!
    Ignácio GAV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conversa fiada. E quando a pessoa tem direito de receber valores por lei. Esta palavra ESCRAVO não deve ser mencionada. Ninguém é ESCRAVO de Ninguém. Isso é crime, é fazer apologia a Escravidao. Cuidado!!!

      Excluir
    2. Vai lá e reclama na bíblia. Grite aos 4 ventos que a bíblia está errada. E depois pegue um dinheiro emprestado no banco. Pague juros e sinta-se bem por trabalhar como escravo e sentindo-se livre.

      Excluir
    3. Eu não acho conversa fiada... Concordo plenamente com o texto acima... Já emprestei e tomei emprestado e o sentimento é exatamente esse... A bíblia é um manual a ser seguido para prosperarmos, e prosperar significa ter paz 🙌.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Você já estava procurando opções para a compra de uma nova casa,
    Construção, empréstimos imobiliários, refinanciamento, consolidação
    Dívida, finalidade pessoal ou comercial de financiamento?
    Bem-vindo ao futuro! O financiamento tornou-se fácil conosco.
    Por que esperar o dinheiro que você precisa com urgência?
    Temos o dinheiro para emprestar-lhe. Nosso serviço de empréstimo financeiro é 100% garantido.
    Entre em contato conosco, pois oferecemos a nossa taxa de serviço financeiro taxa de juros baixa e acessível de taxa de 2% taxa de juros baixa e acessível de 2%
    Inscreva-se agora e junte-se a milhares de clientes satisfeitos.
    Email: zenithloanlimited@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, peço que, por gentileza, exclua seu texto de propaganda deste blog. Numa relação de ética profissional, no mínimo, você teria de ter solicitado a mim a propaganda do seu negócio.
      No aguardo,
      Rev. André Luís Pereira.

      Excluir
  5. É Mau Caráter, não há Dúvida! Quem o contata, Alimentando-o é Pior!
    Dizia Aristóteles que não há duas coisas iguais na natureza, e entre as pessoas de Mau Caráter este FIRST LOAN FIRM, está Sem Dúvida, entre os Primeiros, entre os Piores!

    Além disso, é pouco inteligente. Pensa que encontrará consumidor entre os que se identificaram com o texto publicado?

    Fica então aqui registrado o Beneficio de saber, com quem as pessoas de Bem não devem se Relacionar.

    Foi Boa escolha o Blog não remover o Anúncio Abusivo do Mercenário!
    Ignácio GAV

    ResponderExcluir
  6. Penso da mesma forma...parabéns pelo texto,q Deus continue o inspirando!
    Q a paz seja com Vc!.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom comentário ainda que quanto tempo feito

    ResponderExcluir
  8. Sou muito grato a Elegantloanfirm por me ajudar a obter um empréstimo de US $ 600.000,00 ajudando o agente de empréstimos Russ Harry e sou eternamente grato a você. Minha vida mudou, meu dinheiro acabou, agora possuo um negócio comercial que costumava cuidar das necessidades de minha família. Sou grato a você, Sr. Russ, e que Deus o abençoe. Você pode contatá-los para obter assistência financeira via e-mail: Elegantloanfirm@hotmail.com para obter sua ajuda financeira.

    ResponderExcluir
  9. Deus continue abençoando com a revelação da palavra que é vida para nossos ossos.

    ResponderExcluir
  10. Amém! Que Jesus abençoe você e sua família

    ResponderExcluir