quinta-feira, 16 de maio de 2013

"O Senhor faz tudo com um propósito" (Provérbios 16:4a)


Este provérbio já foi, e acho que ainda é, alvo de muitas discussões. Já ouvi pessoas dizerem que até quando aconteceram algumas das catástrofes neste mundo, de alguma maneira, Deus estava por trás de tudo e que, por ser Deus, ele tinha um propósito. Semanas atrás, um líder religioso afirmou que foi Deus quem matou John Lennon e, também, sabotou o avião em que estavam os Mamonas Assassinas. São idéias absurdas como essas que, de certa forma, fortalecem o ateísmo e, principalmente, roubam das pessoas a consciência acerca de um Deus que é TODO amor; de um Deus que não precisa punir, não precisa criar catástrofes, não precisa matar quem quer que seja para que, assim, seja reconhecido. Aliás, os "advogados" de Deus poderiam aposentar-se ou, então, mudar de cliente, pois ele não precisa que ninguém o defenda de nada. Sinceramente, penso que cada vez que tentamos defendê-lo, prejudicamos sua imagem. Sim, Deus fez todas as coisas com um propósito, porém, devemos nos lembrar que todo o propósito de Deus é bom. É herético, por exemplo, dizer que Deus tinha um propósito especial quando o Tsunami varreu uma cidade quase que inteira. É claro que é muito mais fácil nominar a Deus como culpado de coisas desse tipo do que assumirmos a culpa pela nossa irresponsabilidade em contribuir para o aquecimento global. É mais prático dizer que Deus tem seus propósitos, do que assumirmos um propósito nobre e, então, por exemplo, fazermos a seleção do lixo que produzimos em casa; é mais fácil apontar para os propósitos divinos do que deixar de jogar lixo nas ruas, principalmente quanto estamos ao volante de nosso carro; enfim, é sempre mais fácil achar um responsável que não seja nós mesmos. Porém, desde o início da criação, tudo o que Deus criou foi adjetivado de bom, inclusive o homem e a mulher. Não apenas o que ele criou, mas tudo o que ele faz é bom. Mau é aquilo que nós fazemos, da maneira como fazemos, e com os objetivos sob os quais fazemos. Para tentar nos ajudar no exercício da bondade, Deus nos deu os mandamentos, conjuntos de valores éticos-relacionais-religiosos para que possamos viver em sociedade; deu-nos, também, no Novo Testamento, através de Jesus, o conhecido "Sermão da Montanha", outro conjunto de valores éticos que é a aplicação vivencial do primeiro. Enfim, apesar de nossas limitações; apesar dos desastres naturais; apesar dos desastres próprios de nossas vidas; Deus continua com o firme propósito de nos amar, de nos acolher com seu amor, de nos consolar mediante nossas frustrações, dores e decepções. Por isso, seja sábio em suas escolhas; seja sensato com a sua própria vida; seja um cidadão responsável; essas posturas, com certeza, vão nos ajudar a perceber o quanto nós mesmos podemos fazer com que este mundo seja melhor; vão nos ajudar a perceber o quanto Deus nos fez com bons propósitos: cuidar uns dos outros e do mundo em que habitamos.
Bom dia a todos!
​Com carinho e amizade,
Pr. André Luís Pereira

2 comentários:

  1. DEUS é amor, Mas também é vingança! E ele mata sim pra mostrar seu poder. Desde o êxodo que isso acontece. Até EM atos quem matou o casal que mentiu ao Espírito Santo? Foi Deus. O Dinho do mamonas assassinas ele era da igreja, e saiu para ir atrás de mamom "Riquezas.

    ResponderExcluir
  2. Quem foi que Destruiu Sodoma e Gomorra? Foi Deus. Com que propósito? Acabar com a prostituição daquela terra que já tinha ultrapassado seus limites.

    ResponderExcluir