quarta-feira, 17 de abril de 2013

"Melhor é um pedaço de pão seco com paz e tranquilidade do que uma casa onde há banquetes, e muitas brigas" (Provérbios 17:1)


Lendo este provérbio pela primeira vez, a gente até o acha bonito e verdadeiro. porém, na prática, parece que ele não é uma verdade para as pessoas. Digo isso porque, nos últimos anos, estamos migrando nossos valores, ou seja, estamos deixando de conferir valor às pessoas e conferindo valor às coisas. E, a medida que isso vai acontecendo o provérbio já não se aplica à vida. Em nome da ostentação muitas amizades são esquecidas, muitos relacionamentos entram em crise, muitos filhos são esquecidos e muitos pais são deixados de lado. Há lares que, a despeito do vemos nas festas sociais, internamente estão fracassados. Mas, como o valor está nas coisas, naquilo que querem mostrar aos outros, às vezes, as necessidades internas de afetividade, perdão, diálogo, aceitação, não são supridas, pois a vida tornou-se uma vitrine, arrumada para os outros mas sem qualquer vida em si mesmo. Este tipo de situação gera muitos conflitos, mágoas, indiferença e, em alguns casos, violência física e verbal. Possivelmente, quando Salomão escreveu este provérbios, ele tinha em sua memória toda a estética gloriosa da sua família paterna no Palácio, porém, no desastre familiar que foi a casa de Davi, onde, ante a fartura de bens e comidas, havia verdadeira fome de amizade, afeto, cumplicidade, perdão, diálogo, e tudo mais que é necessário para que uma pessoa se sinta dignificada naquele ambiente que deveria ser o mais segundo do mundo: o lar. Talvez Salomão fosse aquele filho que trocaria toda a riqueza da casa de Davi por um lar que, mesmo a pão e água, vivesse em harmonia. Dentre todos os tesouros desta terra a família é o maior patrimônio que alguém pode ter, porém, alguns não pensam assim. Mas e você, o que valoriza? Jesus disse que onde está o nosso tesouro, ali também, está o nosso coração. Pense nisso!
Com carinho e amizade,
Pr. André Luís Pereira

13 comentários:

  1. Parabéns irmão! Esta reflexão falou muito comigo. (LIDIANE/ IGREJA BATISTA DO ELIANA EM SP)

    ResponderExcluir
  2. Bela reflexão,gloria a Deus!

    ResponderExcluir
  3. Os valores estão sendo cada vez mais esquecidos de serem praticados nas famílias, infelizmente 💔

    ResponderExcluir
  4. A vdd está posta diante dos olhos nossos basta crermos pregador Henrique ponta grossa -pr

    ResponderExcluir
  5. moro em uma casa que moro sem pagar alugel e por causa disso sobra mais dinheiro para comprar coisas mais não conseguimos ter paz pois essa casa pertence a minha avó que vive com brigas, agora eu e meu esposo decidimos morar de aluguel sei que é melhor comer um bocado seco e nele tranquilidade do que uma casa farta e cheia de contedas.

    ResponderExcluir
  6. É vem assim, infelizmente, demoramos a perceber. Mas, o dono do tempo nos alerta , só precisamos atentar. É tipo aquele versículo, sabe? Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!

    ResponderExcluir
  7. Estou aqui triste, apesar de todas minhas falhas, procuro Jesus nas minhas aflições e na alegria..tive uma discussão com meu marido hoje e meu coração esta arrebentado...então peguei a bíblia e pedi ao Senhor Jesus uma palavra, uma orientação, um conselho...e Ele me deu essa palavra...Obrigada Jesus...! Vou refletir nas minhas acoes a partir de agora!

    ResponderExcluir
  8. Está palavra me.fez refletir um pouco,.no momento eu precisava ouvir.Deus falou comigo

    ResponderExcluir
  9. Fui eu noemia gue enviei esta mensagem

    ResponderExcluir
  10. Eu tento fica em ,mas as pessoas de casa não gostam de paz
    O orgulho não deixa

    ResponderExcluir