quinta-feira, 25 de abril de 2013

"Não faça visitas frequentes à casa do seu vizinho para que ele não se canse de você e passe a odiá-lo" (Provérbios 25:17)


Esse provérbio fala de uma realidade que é provocadora de muitas intrigas entre vizinhos, ou seja, amizade que invade a privacidade. Todos nós, ou pelo menos a maioria, possui vizinhos. Alguns vizinhos nos são desconhecidos, mesmo morando há anos ao lado de nossa residência; outros já são próximos de nós. Há pessoas que são bem reservadas e, por isso, preferem se ater apenas à sua própria casa; outras são mais expansivas, gostam de se relacionar com outras pessoas. A situação convencional de geração de muitos conflitos é sempre o exagero, neste caso do qual estamos falando, o exagero é referente a interferência que é feita em nosso lar ou, então, aquela que fazemos no lar de outras pessoas. O desenvolvimento da amizade entre vizinhos é algo muito importante, pois, de certa forma, um cuida do outro no sentido de proteger ou de se unir em função de uma causa referente às necessidades do bairro ou do condomínio. Porém, qualquer vínculo relacional necessita de limites. O fato de alguém me receber em sua casa, expor seus problemas pessoais ou familiares, de maneira alguma, me dá o direito de intervir ou, então, comentar tal exposição com outras pessoas. Um dos grandes fatores de desencadeamento de problemas entre vizinhos é esse tipo de intervenção. Há pessoas que passam a maior parte do dia na casa do vizinho, envolvendo-se nas situações próprias de uma família, "aconselhando" e fazendo intervenções que mais prejudicam do que ajudam. É verdade que há exceções, porém, até onde sei, são raríssimas. Essas situações acontecem porque muitos de nós temos dificuldade de colocar limites aos relacionamentos que constituímos; outros tem dificuldade de respeitar os limites impostos. Por isso, temos de ficar muito atentos acerca da nossa postura em relação ao espaço que as pessoas permitem que ocupemos em suas vidas; assim como é importante estabelecermos os espaços que oferecemos às pessoas. Cada família tem a sua maneira de se relacionar, resolver questões, tratar de problemas, enfim, lidar com a vida. Nós não podemos, de maneira alguma, inferir à outra pessoa a nossa maneira de lidar com situações que dizem respeito à vida alheia, pois, as pessoas são muito diferentes umas das outras. Muitas vezes, aquela maneira de lidar com determinada situação funcionou em meu lar ou comigo mesmo, porém, isso não significa que vá funcionar com o outro. Então, o que fazer ante o sofrimento familiar de um vizinho? Bom, creio que a nossa parte é acolher a angústia do outro a medida que ele decidir compartilhar conosco. Acolher, oferecer-nos como suporte para que o outro tenha com quem desabafar e, então, caso o outro peça a nossa opinião, ajudá-lo a se fortalecer ou, pelo menos, refletir acerca das posturas que ele tem tomado ante as dificuldades enfrentadas. Não cabe a nós fazer juízo de pessoas e valores, inclusive porque: a) não somos juízes de ninguém; b) estamos ouvindo apenas uma versão pontual dos fatos; e, portanto, interferir pode aumentar o problema ou, então, causar novos conflitos. Por isso, seja sábio, perceba o seu lugar ou o espaço que as pessoas lhe oferecem; também, num ato de sabedoria, estabeleça os limites para cada um de seus relacionamentos. Creio que esta atitude não resolva os nossos conflitos, porém, ajuda-nos, em muito, a proteger a única coisa que realmente é nossa: a privacidade. Pense nisso! 
Pr. André Luís Pereira

67 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado, Gabriel!
      Um abraço fraterno!!!

      Excluir
    2. Muito oportuno meu amado irmão e colega. Redação objetiva e esclarecedora.

      Excluir
    3. Tenho esse problema com os parentes de minha esposa, todos os dias pela manhã , atarde e anoite estão em minha casa , invadindo a minha privacidade......Falo com ela mas nao tem jeito, já nao sei mais oque faco.....Só Deus pra reverter esse quadro...

      Excluir
    4. Boa tarde amigo,comigo acontece da mesma forma,o irmão da minha esposa e a amiga dela vemas com os filhos aqui em casa e fica mais de 6 horas,chega aqui 15:00 e vai embora as 23:00. Ontem e falei na cara:Desse jeito não dá,olha o horário que vc chegou e olha a hora que é.Ela não gostou mas não se toca,precisei falar,mais de 1 ano a mesma coisa!!!!! Falei dentro da palavra de Deus,pois ela também é evangelica.

      Excluir
    5. Quando você chegar em casa, e ela estiver ainda lá, abra a porta e manda embora eu faria isso

      Excluir
    6. Muito bom!Tem gente que se aproveita da bondade dos outros.Acha que porque é cristão é obrigada a dizer amém pra tudo.Comprei um carro,toda hora quer que leva em tal lugar,como se eu fosse uber,e ainda falava:Hoje você vai me levar em tal lugar,dei basta,ela não podia me vê que já queria alguma coisa.

      Excluir
    7. Ótima passagem bíblica tbm não gosto de ficar na casa dos outros, parente só quando vou visitar e as vezes.

      Excluir
  2. Me ajudou muito esse texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, fico feliz em ter contribuído.
      Um super abraçãozão!!!

      Excluir
  3. Com certeza esse provérbio a ajuda-nos a nos colocar em nosso lugar. Pra mim foi de excelência para minha vida....

    ResponderExcluir
  4. Com certeza esse provérbio a ajuda-nos a nos colocar em nosso lugar. Pra mim foi de excelência para minha vida....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iene, bom dia!
      Fico feliz em poder participar naquilo que foi bom em sua vida.
      Um super abraçãozão!!!

      Excluir
  5. Com certeza. Visitar é ótimo. Ficar quase morando, complica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd, mto bom essa matéria.
      A pessoa pode até gostar de uma visitinha de vez em qdo, mas todos os dias pode ser q ela se canse,e passe a ñ tratar tão bem.

      Excluir
    2. Exatamente e tras contenda com o parceiro ou parceira

      Excluir
  6. Com certeza. Visitar é ótimo. Ficar quase morando, complica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... mas tem gente que passa da conta, né?
      Obrigado por seu comentário.
      Um super abraçãozão!!!

      Excluir
  7. Respostas
    1. O exercício não é fácil, mas é necessário.
      Obrigado por seu comentário!!!
      Um abraçãozão!!!

      Excluir
  8. Respostas
    1. E não é mesmo? Tantos problemas seriam evitados com uma simples atitude, né?
      Obrigado por seu comentário!!!
      Um abraçãozão!!!

      Excluir
  9. Respostas
    1. Obrigado por seu comentário, Celio Cavalcante.
      Um abraçãozão!!!

      Excluir
  10. Texto original se refere a qualquer tipo de visitas prolongadas ou frequentes e não apenas de vizinhos como lido acima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo. E isso inclui parentes também. Qualquer um que invada seu espaço estará tirando sua privacidade e sossego.

      Excluir
  11. Oiiii
    Nao faças mal ao teu vizinho que o teu vem pelo caminho é um verbo eu não sei como que faz

    ResponderExcluir
  12. Estou passando isso aqui com uma vizinha... não sei mas o que fazer... eds senhora parece um encosto.

    ResponderExcluir
  13. As vezes queremos agradar, mas temos que cuidar para não invadir o espaço dos outros.

    ResponderExcluir
  14. A gente não pode pegar um comentário desse sem o contexto. Porquêva ai muita Das vezes a pessoa já não vale nada e temos que ter amo

    ResponderExcluir
  15. Muito bom esse texto, é realmente um aprendizado para a minha vida!

    ResponderExcluir
  16. normalmente é parente da mulher mesmo,quando a gente casa ela não avisa que a família dela vem junto,vem o pacote completo,é acha ruim quando fala esse provérbio é certo mesmo como comencomoda.mas só Deus pra dar sabedoria atrapalha até o relacionamento do casal.

    ResponderExcluir
  17. eu fico com medo de magoar elas, mais já passaram do limite , já estou de saco cheio 🙄

    ResponderExcluir
  18. Boa noite ! Me mudei para uma nova casa, e aqui tem uma vizinha q um dia veio , ficou uns minutos recebi por educação ja conhecia de vista , e agora todo dia ela vem. No mesmo horário . Fico inventando algo pra fazer as vezes ela desconfia e vai embora , mas eu nao sei como resolver. Ela ainda me tras o filho mal criado . Como falo ? O q faço ? Ela nao desconfia ... nao sei o q faço me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm estou passando por isso me mudei e aqui e roça a vizinha vem demais traz o casal de filhos o menino de 4 uma bebê de 1 ano ela vem muito e demora fica quase duas horas quando vem. Não fico querendo destratar ela mas tem dia que chega estou atarefada cheia de coisas pra fazer o menino dela e bem mal criado eles não ensinam a criança e tenho uma filha de 3 anos e complicado essa situação e o pior e que são pessoas que precisam até de ajuda sabe recebem bolsa família só o homem tem um problema trabalha pouco e complicado as vezes fico nervosa com essa situação já não sei o que fazer

      Excluir
    2. Bota pra rua, a casa é sua!!! Seja grossa, só assim pra pessoa se enxergar!

      Excluir
  19. Já passei por situação onde ficava horas e horas na casa de uma amiga...porém ia todos os dias na casa dela aí ela começou a mandar na minha vida ...em tudo até na educação de minhas filhas ..tudo isso por Não vigiar hoje já não somos amigas como antes.....hoje basta apenas um oi e olha lá.....temos que tomar cuidado mesmo ...aprendi que ficar em casa e bem melhor ....

    ResponderExcluir
  20. Tudo tem que ser na medida certa.nao da para ir na casa do amigo toda semana fica chato já imaginou,só que tem gente que faz pior ainda vai todos os dias aí é cruel. Ter amigos e muito bom a própria bíblia diz que não vale a pena a gente viver sem amigos em Eclesiastes.eu tenho amigos que a cada 2 meses eu vou na casa delis eu sinto que Elis não fica incomodados.ficam alegres quando eu vou, porque isso porque na vida Tudo tem seu tempo imagine se eu fosse toda semana Elis iria reagir diferente demais então gente resumindo. Ter amigos e bom Mais não podemos invadir a privacidade de ninguém estabeleça um tempo tenha sabedoria.

    ResponderExcluir
  21. E pessoal posso dizer que eu so um desses essa palavra ai e pura verdade aliais tudo que vem de Deus jeová e verdade. Eu tava indo todo dia na casa do vizinho todo dia mesmo 2 vezes ao dia o final e doloroso mais depois voce ve que exagerou mesmo. Visitar o irmao ou irmã e muito legal mais com limites.No final acabei escutando indiretas tipo A avó falando pro neto filho voce nao vai sair nao voce fica indo todo dia todo dia enjoa. Pronto escutei aquilo e ja sabia que era pra mim. E era mesmo pra mim agora irei com a base do limite toda coisa em excesso estraga. Abraço pessoal

    ResponderExcluir
  22. Estou na mesma situacao o genro de minha esposa nao se toca quase todo dia deixa a filha dela em minha casa e vai para o trabanho nao aguento mais ja falei com minha esposa mas nao adianta nada fica e com raiva de mim

    ResponderExcluir
  23. Nossa n sei que fazer meu deus tem uma vizinha que se mudou pra tem uma filha que n sai da qui de casa vem de manhã vai embora só noite todos dias agora vem dormir aqui trouxe até colchão meu deus me perdoa mas n da mas.e fica mandando mensagem e né chamando toda hora Eu só uma pessoa que n gosta muito de envolvimento socil será que n da para perceber meu deus e sou e minha coisa n sou egoísta que n me dou bem com pessoas ... E que eu gosto de está sozinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da esporro nela pra ela se tocar, vc está na SUA casa! Se ficar sendo boazinha demais a pessoa não se toca nunca!

      Excluir
  24. Se ja era insuportável suporta pessoas todo lugar imagina dentro de casa

    ResponderExcluir
  25. O meu ex padrasto vem todos os dias aqui em casa mesmo a minha mãe avisando pra ele não vir,isso é muito irritante pq a casa é pequena e ele vem aqui todos os dias por nenhum motivo.

    ResponderExcluir
  26. Passei por diversos problemas no passado, em ir visitar parentes , raramente mas mesmo assim quando ia , não Cia a hora de ir embora...

    ResponderExcluir
  27. Com o tempo virei antissocial����.Vivia recebendo visitas,achando que és o certo.Pensava que tinha algum amigo,até que fui traída pela amiguinha ��...Eu já não gosto muito de visitas evito o máximo qe posso.Amo todo mundo mas cada macaco no seu galho agora.Tem apenas uma pessoa que me visita e eu a ela ,mas é de cada 2 meses ou mais que a gente se vê.Amo minha privacidade.

    ResponderExcluir
  28. Tenho um novo amigo que eu vou na casa dele e ele vem na minha a cada 10 dias nós sempre fazemos alguma coisa ver um filme ou conversar ir tomar sorvete até agora não ouve problema nenhum 👍🏻

    ResponderExcluir
  29. Sem o DR Black, muitas pessoas estariam mortas por causa de um coração partido. Meu caso não é diferente de coração partido, sou uma mulher casada com 2 filhos e houve um tempo em que eu estava tendo problemas com meu marido porque ele estava tendo um caso fora do nosso casamento e isso estava me fazendo sentir mal. Tentei encontrar uma solução para o meu problema lendo muitas dicas de relacionamento na internet e foi assim que entrei em contato com os detalhes de contato do DR Black e com a ajuda do DR Black em blackspelltemple@gmail.com meu marido deixou a garota ele estava tendo um caso e ele voltou para mim e nossos filhos. Depois de um trabalho bem executado pelo DR Black, achei que seria injusto manter esse segredo para mim mesmo e é por isso que vou deixar cair os detalhes de contato do DR Black agora, ou você também pode entrar em contato com ele através deste e-mail: blackspelltemple@gmail.com ou whatsapp +380501944596

    ResponderExcluir
  30. Excelente texto , obrigada está me ajudando muito , Deus abençoe !

    ResponderExcluir
  31. Minha irmã mora na minha casa e o namorado dela há anos todos os dias almoça na minha casa e fica até às 16hs. Sou cristã e me sinto com a privacidade invadida , náo sei como agir. Está insuportavel. Falo o minimo com ele mas não se manca. Me ajude.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Converse com ela e dê um prazo para resolver essa situação com o namorado, se ela não resolver converse com ele diretamente, você tem direito a ter privacidade e paz, evite palavras ofensivas ou palavrão ( caso fique nervosa ), mas seja firme. Caso a casa for sua sugira a ela arrumar uma casa para ela.

      Excluir
  32. Meu colega ia lá em casa sem pedi permissão meus pais não gostaram pior quando vai na minha casa da palpite ninguém gosta

    ResponderExcluir
  33. Muito bom vou usar no culto

    ResponderExcluir
  34. Aqui em casa é uma prima q quer vim direto com os filhos ,fica grudada todo fim de semana quer ta por dentro da nossa programação

    ResponderExcluir
  35. Jesus passava somente uma noite na casa do seu próximo!

    ResponderExcluir