quinta-feira, 18 de abril de 2013

"Quem se isola busca interesses egoístas e se rebela contra a sensatez" (Provérbios 18:1)


Conheço algumas pessoas que, por conta das decepções provindas de algum tipo de relacionamento, se isolaram do mundo. São pessoas que, ainda que acompanhadas, conseguem estar sozinhas, ou, então, até convivem bem com os outros, porém, não permitem que ninguém acesse sua intimidade, todos os relacionamentos são meramente superficiais. É algum crime viver assim? Claro que não. Porém, viver desta maneira faz com que nos tornemos egoístas ao extremo. Sim, pessoas que são muito fechadas, geralmente, se tornam egoístas porque aprendem a viver tendo a si mesmas como parâmetro para todas as coisas. Assim, consideram como certo tudo o que decidem, tudo o que acham, tudo o que pensam e tudo o que falam. Geralmente, quando isso acontece, as outras pessoas preferem manter distância. Quando nos assumimos como parâmetro de medida, na maior parte dos casos, nos infantilizamos, dificultando, assim, o convívio social e, pior ainda, culpando os outros por tal dificuldade. Quando não, julgamos as pessoas que pensam, discordam e agem diferentemente daquilo que pensamos. O convívio social é imprescindível para o nosso crescimento e amadurecimento pessoal. Precisamos de pessoas que nos corrijam, que nos mostrem outros pontos de vista acerca daquilo que pensamos e da maneira como interpretamos a vida. Amigos, parentes próximos e, até um vínculo afetivo (namorado/noivo) são essenciais para nos ajudar a trilhar o caminho da maturidade. Quando nos isolamos, quando nos tornamos parâmetro de nós mesmos, geralmente, passamos a viver num mundo ideal, cada vez mais distante da vida real. Nós somos seres sociais, desde a nossa concepção, visto que, até pra nascer, precisamos de alguém. A nossa fala se desenvolve por causa de outras pessoas, e o nosso intelecto também. Enfim, o isolamento adoece-nos muito mais do que as frustrações que enfrentamos na convivência social. Aliás, isolar-se por conta de uma frustração relacional já demonstra o quanto estamos imaturos e necessitamos mesmo conhecer melhor os seres humanos e, principalmente, a nós mesmos, visto que nós também frustramos as outras pessoas, ainda que não acreditemos muito nisso. Por isso, se você busca ser sábio lembre-se: além do nosso empenho pessoal é necessário nosso empenho relacional-social. A medida que compartilhamos a vida com alguém, nessa troca de experiências, vamos enriquecendo emocionalmente e nos tornando mais sábios. E a parte mais legal disso é que também enriquecemos a vida de outras pessoas e contribuímos para que sejam mais sábias. Por isso, abra o seu coração, abra a sua mente, e permita-se aos relacionamentos!
Com carinho e amizade,
Pr. André Luís Pereira

8 comentários:

  1. Muito bom é isso mesmo, devemos nos relacionar

    ResponderExcluir
  2. Tenho um grupo de jovens na igreja que nos reunimos todos os domingos à tarde, discutimos coisas da Bíblia trazendo para os dias de hoje, por fim os assunto vão se expandindo e todos compartilham experiências, exemplos e opiniões uma com os outros.. Muitas vezes eu tenho oque falar, tenho minha opinião formada, mas tenho dificuldade em expressar, ouço todos, mas nunca digo nada, sempre sou a que fica calada. É isso acaba me prejudicando porque edepois eu não consigo me relacionar, sentar com eles e conversar, fazer amizade... Sou muito tímida :/ Quero muito mudar isso

    ResponderExcluir
  3. Eu li isso na minha bíblia agora fiquei espantada pois eu me isolo das pessoas então vim pesquisar para ver alguma explicação

    ResponderExcluir
  4. A bíblia é sem dúvida fantástica. Sempre me dou muito bem com todas as pessoas, porém nunca me vejo num relacionamento verdadeiro com elas. Houve casos de pessoas me chamando de amigo sendo que eu nunca as considerei como tal. Sinto esta dificuldade também na igreja, não consigo criar nenhum vínculo com os irmãos, apesar de querer. Mas reconheço que o problema está em mim.

    ResponderExcluir
  5. Que palavra edificante! Deus o abençoe pastor 🙌

    ResponderExcluir
  6. Amei o texto! Parabéns! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

    ResponderExcluir