sexta-feira, 9 de novembro de 2012

"A sabedoria construiu sua casa; ergueu suas sete colunas. Matou animais para a refeição, preparou seu vinho e arrumou sua mesa. Enviou suas servas para fazerem convites desde o ponto mais alto da cidade, clamando: Venham todos os inexperientes! Aos que não têm bom senso ela diz: Venham comer minha comida e beber o vinho que preparei. Deixem a insensatez, e vocês terão vida; andem pelo caminho do entendimento" (Provérbios 9:1-6)


No texto de hoje, o autor de Provérbios, valendo-se de um recurso de linguagem, torna a sabedoria uma personagem. Aliás uma personagem muito simpática e gentil, visto que esta prepara um banquete para receber àqueles aos quais o convite será feito: os inexperientes e os insensatos. É interessante percebermos que a sabedoria está à disposição de todos, e não apenas dos entendidos e abastados. A sabedoria é para todos, inclusive àqueles que dela necessitam.
Na Bíblia, a sabedoria é tratada como a maior das riquezas. E dentre todas as riquezas desta terra, a sabedoria é a única riqueza a qual a Bíblia afirma que Deus dá deliberadamente para aqueles que a pedem: "Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus que a todos dá livremente, de boa vontade" (Tiago 1:5). E creio que Deus age assim, justamente porque a sabedoria gera em nós valores éticos, morais e relacionais que são capazes de enriquecer a vida de uma pessoa, ou seja, tornando-a agradável, amiga, conselheira, educada, altruísta, amável, generosa, etc. E há riqueza maior do que ser uma pessoa assim?
A sabedoria está clamando, diz o autor de Provérbios, para que todos a busquem e se fartem do banquete que ela está oferecendo gratuitamente, inclusive e principalmente, aqueles que dela precisam. O cenário está montado; o prato principal pronto; o vinho geladinho; e todo ambiente aconchegante de sua casa à nossa disposição. Entretanto, todo convite aguarda uma resposta. Qual será a nossa?
Vamos à casa da sabedoria?
Bom dia a todos!
Um abraçãozão carinhoso.
Pr. André Luís Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário