quinta-feira, 29 de novembro de 2012

"Quem insiste no erro depois de muita repreensão, será destruído, sem aviso e irremediavelmente" (Provérbios 29:1)


Em diversas situações eu percebo que algumas pessoas têm a tendência de atribuir a Deus as consequências de suas más atitudes. Geralmente elas usam o termo "castigo" quando as coisas que fazem não saem muito bem. Entretanto, esse tipo de atribuição é muito injusta visto que cada um de nós colhe exatamente aquilo que planta. O apóstolo Paulo disse o seguinte: "pois o que o homem semear, isso também colherá" (Gálatas 6:7), e colherá não por ser um castigo divino ou, como dizem os mais religiosos: "Deus está pesando a mão", mas, colherá porque a Lei da Natureza é assim: o que você planta, você colhe. E isso se aplica à lavoura e, também, às nossas atitudes. Atribuir a Deus os resultados da nossa insensatez é uma maneira simples de nos esquivarmos de nossa responsabilidade. Aliás, desde o Éden, o ser humano tem essa mania de terceirizar a responsabilidade dos seus erros.
Quando os noticiários anunciam alguma catástrofe natural em que centenas de pessoas são mortas, geralmente, algumas pessoas logo soltam a famosa e covarde frase: "Nossa, se Deus existe porque ele permite essas coisas?". Ele não permite nada. No livro de Gênesis, no capítulo 2, é narrado uma das razões da constituição do homem, a saber, cuidar do planeta, administrar aquilo que Deus criou. Portanto, em casos de desastres naturais, deveríamos perguntar a nós mesmos: "Por que estamos permitindo que pessoas sejam mortas por conta da nossa contribuição à destruição dos recursos naturais?". Todos nós sabemos que as grandes catástrofes, e agora sendo bem simplista, são resultados das garrafas e sacolinhas descartáveis que, até hoje, relutamos em separar para reciclar.
Todos nós sabemos o que é preciso ser feito, porém, parece que somos imantados a insistir no erro até que algo mais sério aconteça conosco ou com alguém mais próximo. O apóstolo Tiago disse o seguinte: "Pensem nisto: quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado", ou seja, insistir no erro é mesmo um caminho para a destruição. Particularmente, eu acredito que a destruição a qual o autor de Provérbios se refere pode ser entendida em duas vertentes: a frustração ou, até, a morte; e isso vai depender apenas de cada erro cometido.
O profeta Samuel ensina-nos que: "a obediência é melhor do que o sacrifício" (1 Samuel 15:22), e creio que isso se aplica a todos nós, em qualquer situação. Portanto, pra quê "pagarmos pra ver"? Não é melhor ouvir as repreensões, os conselhos, as opiniões, dos nossos amigos, pais, professores, cônjuges, enfim, ouvir aqueles que nos amam e, por amor ou por experiência, nos repreendem para o nosso próprio bem?
Pense nisso!
Um abraçãozão a todos!!!   
Pr. André Luís Pereira

3 comentários:

  1. Pastor passei muito tempo fazendo o que e errado, mesmo repreendido continue no erro. E hoje estou caindo em mim, percebi o quao terrível pecado eu os cometi, e me arrependo, e procuro fazer tudo diferente, mas minha consciência sempre pesa todos os dias me desanimando de tentar pois penso que tudo está perdido. Sou cristão desde que me conheço por gente, porém não havia tanto conhecimento igual hoje. Será que ainda há esperança para mim ? Ando muito preocupado e temo estar tentando mudar em vao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim .a palavra de Deus fala que a festa no céu quando um pecador se arrepende,por isso peça perdão para o senhor porque ele fala que se o meu povo que se chama pelo meu nome se arrepender se humilhar e se converter dos seus maus caminhos ele oviras dos céus perdoará seus pecados e sarará a sua terra.pois Deus e justo e verdadeiro em nossas vidas Amém.
      Jesus odeia o pecado mais ama o pecador.jesus te amar

      Excluir
  2. Claro que há!! O pensamenro de achar que já foi longe demais, e qie ñ há mais solução é uma das estratégias de Satanás para destruir por completo as pessoas. Ñ acredite nele, pelo contrário, vá a Jesus humilhe-se diante Dele abra seu ❤a Ele e Ele te perdoará arrependa-se e decida ñ mais praticar as mesma más obras e o Senhor te ajudará a prosseguir. Ñ desista!! Se sua consciência ainda o acusa, é prova de o Espírito Santo está ainda te avisando tentando trabalhar na sua vida apenas permita nosso Deus é o Deus do impossível lembre-se disto! Fique com Deus

    ResponderExcluir