terça-feira, 27 de novembro de 2012

"Não se gabe do dia de amanhã, pois você não sabe o que este ou aquele dia poderá trazer" (Provérbios 27:1)


A ansiedade é um dos grandes males que ataca a nossa humanidade. Todos nós, ainda que um pouquinho, somos ansiosos. Nós nem bem começamos um dia, já estamos pensando no dia seguinte. Depois que inventaram a agenda, o que é uma excelente ferramente de organização, a nossa vida está mais direcionada para o dia de amanhã do que para o dia de Hoje. Tomamos diversas decisões hoje por causa do amanhã.
O provérbio de hoje é muito interessante pois expressa algo muito verdadeiro ao qual nós não levamos muito em consideração. Viver do passado é algo muito perigoso, visto que, dependendo das experiências que remoemos do passado, deixamos de viver o presente. Da mesma forma, é perigoso vivermos apenas do futuro pois, assim como viver do passado, podemos deixar de viver o presente. Eu confesso que limitar-se ao presente é quase que impossível, e creio que o autor de provérbios também sabia disso. Entretanto, a proposta do autor parece conduzir-nos ao "hoje", ao "agora", ao "presente".
Na prática, como eu sempre digo em nossa comunidade, nós só temos o hoje para aproveitarmos a vida, os relacionamentos, o trabalho, e tudo aquilo que plantamos no passado, pois o passado não volta, por isso, não dá pra reparar os erros ou reviver os momentos aos quais temos saudades. Da mesma forma, não dá pra planejar com certeza o futuro, até mesmo o amanhã, afinal, estes nos são apenas possibilidades visto que não dá pra garantir que estaremos vivos para concretizar nossos planos. E talvez seja por isso que o ser humano sofra tanto com a ansiedade, pois mesmo que ele tenha o controle sobre muitas coisas, ele não o tem sobre a vida e a morte, nem sobre a saúde ou a doença.
A minha confissão de fé postula um Deus que sustenta a vida. E tal crença neste Deus tem me ensinado a valorizar a vida que tenho hoje, agora, neste momento que estou escrevendo. Tal fé me conduz à satisfação de aproveitar cada momento com minha esposa, meus pais, irmã, sobrinho e sobrinhas, cunhadas(os) e amigos. Essa fé me ensina que o passado, por mais dificil ou melhor que tenha sido, é passado, portanto, imutável; e que o futuro, por mais que a minha saúde, disposição, vitalidade, demonstrem que será certo, é apenas uma possibilidade. Portanto, na possibilidade de viver bem amanhã, eu tenho tentado viver o melhor que posso hoje. Tem uma frase na música "Pescador de Ilusões" do grupo Rappa que diz o seguinte: "Valeu à pena, eh, eh, Valeu à pena"; esta pequena frase deveria ser dita por nós a cada final de dia, se soubéssemos aproveitar mais o dia de hoje que, como define a própria lingua portuguesa, é o nosso presente.
Acerca disso, disse Jesus:"Não se preocupem com o amanhã, pois, o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal" (Mateus 6:34)
Bom hoje para todos!!!
Com carinho e amizade,
Pr. André Luís Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário