quinta-feira, 8 de novembro de 2012

"Prefiram a minha instrução à prata, e o conhecimento ao ouro puro, pois a sabedoria é mais preciosa do que rubis; nada do que vocês possam desejar compara-se a ela" (Provérbios 8:10-11)


O provérbio de hoje aponta para a questão do valor. O autor de Provérbios, um dos homens mais sábios da Bíblia e também um dos mais ricos de toda a narrativa bíblica, fala acerca deste assunto com muita propriedade. Um homem cercado de bens móveis e imóveis, exalta como maior patrimônio a sabedoria. Creio que se formos muito sinceros conosco mesmo, também vamos  concordar com o autor. Sim, porque, qual o valor de grandes riquezas se não a soubermos administrá-las? Lembro-me de um programa jornalístico que fez uma matéria especial com pessoas que ganharam muito dinheiro nos jogos de loteria, entretanto, por má administração perderam tudo e voltaram à pobreza. Tudo isso por que? Por falta de sabedoria somada à falta de valores.
Conheço pessoas que correram boa parte de suas vida atrás de riqueza, ostentação e status, porém, tais coisas, quando alcançadas, não pagaram o preço do esforço em tê-las. Essas pessoas tinham como valor na vida coisas que se desvalorizam à medida que iam sendo conquistadas; coisas que não lhes saciavam enquanto às possuíam. Entretanto, o sábio Salomão, aponta para um valor, a sabedoria, que à medida que o homem vai adquirindo-a, outros novos valores vão sendo agregados à sua vida, ao seu caráter, e, assim, ele vai sendo conduzido sabiamente àquilo que realmente faz sentido nessa vida. Alguns, em obtendo sabedoria, tornam-se prósperos; outros, desenvolvem a capacidade de entender a felicidade com aquilo que têm; outros são encorajados a lutar por aquilo que sonham, porém, sem atropelarem o que é lhes é essencial nesta vida; enfim, a sabedoria é fundamental na vida de um homem que deseja qualquer coisa: riqueza, felicidade, fé, saúde, etc. É ela, quando absorvida como valor, quem vai nos ajudar em todas as áreas da nossa vida. Portanto, busque por ela, pois, quem busca a encontra. A Bíblia diz o seguinte sobre essa busca: "Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante a onda do mar, lavada e agitada pelo vento" (Tiago 1:5-6).
Nós pedimos tantas coisas a Deus, todos os dias, que tal começarmos a pedir por sabedoria? Que tal reavaliarmos os nossos valores e invertirmos naquilo que realmente nos capacitará àquilo que tanto corremos atrás? Pense nisso!
Desejo, de coração, que todos tenham um excelente dia.
Com carinho e amizade,
Pr. André Luís Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário