terça-feira, 13 de novembro de 2012

"O filho sábio acolhe a instrução do pai, mas o zombador não ouve a repreensão" (Provérbios 13:1)


Acerca da sabedoria, dentre várias características, uma me chama à atenção: o fato de que o sábio é sempre identificado como aquele que ouve muito mais do que aquele que fala, aconselha ou ensina. Talvez seja por isso que tenhamos certa dificuldade de exercitar a sabedoria, visto que a nossa capacidade de falar é muito mais desenvolvida do que a capacidade de ouvir.
Hoje, olhando para trás, eu reconheço o quanto de besteira eu teria evitado se eu tivesse ouvido os conselhos do meu pai. Ah, com certeza, se eu o tivesse ouvido em alguns assuntos específicos, eu seria um homem melhor. Eu nunca fui um rebelde sem causa, mas também nunca fui um exemplo de obediência. Naquela época, eu falava demais, me achava sábio demais, enfim, eu era um insensato metido a intelectual. Hoje, percebo a sabedoria a qual desprezei. Percebo que se eu tivesse dado ouvido à algumas instruções do meu pai, possivelmente, eu não traria registrado em minha história algumas das frustrações às quais vivi, e algumas das quais eu me envergonho até hoje. Mas, passado é passado, não tem como a gente alterá-lo. O que faço é tentar viver melhor o dia de hoje. Estou exercitando o ouvir, o falar menos e observar mais. Estou longe de ser o Dalai Lama, entretanto, percebo que estou bem perto de ser o orgulho dos meus pais, da minha esposa e dos amigos.
Hoje vejo que a grande sacada do desenvolvimento da sabedoria é ouvir os mais experientes, principalmente os nossos pais visto que, na maioria dos casos, são uma das poucas pessoas nesta vida que fazem da sua sabedoria um farol para iluminar o caminho daqueles a quem eles realmente amam: nós, os filhos.
Agora, para aqueles que são pais, presenteiem seus filhos ajudando-os a desenvolver uma cultura que valorize o ouvir. Como? Ouvindo-os. Tenho certeza de que esse exercício trará muitas alegrias a todos.
Com carinho e amizade, 
Pr. André Luís Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário