segunda-feira, 12 de novembro de 2012

"Todo o que ama a disciplina ama o conhecimento, mas aquele que odeia a repreensão é tolo" (Provérbios 12:1)


Este Provérbio de hoje me fez recordar da minha adolescência. Me fez lembrar das multidões de vezes que eu me comportei como um tolo ante a disciplina dos meus pais. Puxa, quantas vezes eu deixei de dar ouvidos àquelas pessoas que mais me amavam! Creio que a maioria das pessoas passam ou passaram por esse mesmo tipo de experiência. Aliás, até mesmo quando adultos, parece que há momentos em que a gente volta à adolescência, principalmente quando não paramos para ouvir as pessoas que apenas querem o nosso bem. Nós criamos uma mentira para nós mesmos: que toda disciplina, conselho, repreensão, é prática da raiva, da vingança, da inveja; e, assim, não nos permitimos a disciplina como expressão do amor. A nossa mentira, que nos ilude até hoje, quer nos convencer de que o amor apenas se manifesta em atos de complacência, consentimentos sem reflexão, liberdade para a libertinagem. Entretanto, isso não é amor. O amor quer o nosso bem, como bem disse o apóstolo Paulo: "o amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade" (1 Coríntios 13:6). Há momentos na vida em que temos de parar e refletir sobre tudo o que estamos fazendo, pra onde nossas atitudes e filosofias de vida estão nos conduzindo, sob quais são os resultados que estamos colhendo nesse pouco tempo em que vivemos nesta terra. É necessário questionarmos se, de fato, aquela(s) pessoa(s) que tem tentado nos aconselhar, realmente não tem razão naquilo que está dizendo. Chega um determinado momento da vida em que não dá mais para agir como adolescente, visto que as responsabilidades que estão sobre nós, exigem uma postura madura, ética, sensata. Àqueles que ainda insistem em se comportar como adolescentes, ou pior ainda, como crianças, de fato não têm mesmo muito o que esperar desta vida. A estes o autor de Provérbios chama de tolos.
Não sei a idade de todos os que recebem essas reflexões, entretanto, o provérbio de hoje nada tem a ver com a nossa idade e, sim, com a nossa capacidade, ou não, de ouvir, prestar atenção, dar honra, àqueles que apenas querem o nosso bem, contribuindo para a nossa maturidade, sejam essas pessoas nossos pais, amigos (verdadeiros), parentes, professores, líderes, etc.
Comece a cultivar a sabedoria em sua vida: ame a disciplina, os conselhos amigos, pare para ouvir aqueles que, verdadeiramente, o amam.
Bom dia a todos!
Com carinho e amizade,
Pr. André Luís Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário