quinta-feira, 4 de outubro de 2012

"O conselho da sabedoria é: Procure obter sabedoria; use tudo o que você possui para adquirir entendimento" (Provérbios 4:6)


Neste tempo capitalista em que o homem (ou mulher) vale aquilo que possui, o provérbio de hoje chega a ser insano. Onde já se viu investir o que se possui em algo que não dá status e nem sinaliza poder, prosperidade e influência social! Nem as religiões, principalmente muitas das evangélicas, têm qualquer apreço pela sabedoria, conhecimento e educação, pelo menos não como forma de prosperidade. Nossa sociedade é elitista. E é assim dos barracos às mansões. Ninguém quer estar "por baixo" de ninguém, principalmente dos parentes, amigos e conhecidos. Boa parte da juventude brasileira, ao que me parece, também desdenha da sabedoria. É verdade que muitos jovens estão procurando as universidades, entretanto, até essa procura está mais ligada ao status do que a sede de conhecimento. Entre eles, valoriza-se muito mais as roupas e sapatos de grife, os carros e motos, a grife da bebida, do cigarro e, até, da droga, do que a sabedoria. Aliás, essa geração de adolescentes, possivelmente, terá pouquíssimos valores para transmitir às próximas gerações. E, particularmente, isso me preocupa muito. Na contramão de tudo isso, está a Bíblia. Mas está na contramão não como um sistema legalista que diz "não" só pelo prazer de dizer "não". Aliás, pra ser sincero, a Bíblia não diz "não" àqueles que são sábios. As religiões, por medo ou desconfiança da própria sabedoria, dizem "não" a tudo o que os seus membros querem fazer, principalmente aquilo que dá prazer: sexo, bebida, dança, descanso, etc. Mas a Bíblia, em sua essência, quer conduzir os homem nos passos da sabedoria, convidando-os a invertir nela, para que ele possa ser, como bem disse Jesus, "verdadeiramente livre". Sim, porque se tem uma coisa que dinheiro nenhum no mundo pode comprar e que pobreza alguma pode impedir, é que o ser humano seja livre. E essa liberdade, segundo Jesus e tantos outros pedagogos, professores e educadores, é adquirida através do conhecimento, sabedoria, educação. É exatamente por isso que o autor de Provérbios convida-nos a, se preciso for, investir tudo aquilo que possuímos na aquisição do conhecimento. Reforçando isso, Jesus disse que: " E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.... Pai, a tua Palavra é a verdade"Adquirir entendimento é provar da liberdade de ser, estar, refletir, pensar e logo existir neste mundo elitista, emburrecedor e que tem interesse na ignorância da povo. Por favor, não seja mais um! Invista em sabedoria!
Com carinho e amizade, 
Pr. André Luís Pereira

Um comentário:

  1. Linda mensagem e muito edificante, contudo o livro introdutorio seria PROVERBIOS 4:7 e nao Proverbios 4:6. Deus abencoe

    ResponderExcluir