segunda-feira, 22 de outubro de 2012

"O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as consequências" (Provérbios 22:3)


O provérbio de hoje é um "tiro no pé" daqueles que levantam a bandeira triunfalista, ou seja, daqueles que incentivam as pessoas a nunca desistirem, a enfrentarem toda e qualquer situação; é um "tiro no pé" daqueles que acham que buscar ajuda, depender dos outros, e pensar antes de agir, são atitudes de gente "fraca".
Há muito tempo tem-se distorcido muitos valores que são imprescindíveis à vida, a prudência, por exemplo, é um deles. É questão de sabedoria saber a hora de parar; é questão de prudência saber quando voltar atrás; é questão de maturidade entender que tal atitude realmente não convém ser tomada. Porém, na filosofia atual - seja a social ou a religiosa - qualquer ato pensado logo é denominado como covardia, medo, fraqueza e falta de fé. Mas há momentos - podemos até dizer que todos os momentos - que requerem de nós um tempo de reflexão; um tempo de maturação das idéias para que possamos decidir, fazer, adquirir, agir, se envolver, etc. É uma questão de sabedoria quando, em percebendo o perigo, ao invés de enfrentarmos, nos refugiarmos, nos escondermos. E isso se aplica a todas as áreas da nossa vida, ou seja, quando abordados por um assaltante, a atitude prudente é não reagirmos, caso contrário, podemos perder mais do que os bens; quando andando pela rua, percebemos um grupo de pessoas alcoolizadas, o melhor é mudar o caminho; quando estivermos para fazer um negócio ou tomar uma decisão importante e percebermos que a pessoa não está sendo clara o suficiente, deixando-nos em dúvidas, o melhor é desistir e esperar até que tudo se esclareça. Gente que se comporta por impulsos, geralmente, como diz o provérbio de hoje, sofre as consequências. Em diversas situações, o medo e a insegurança se tornam nosso mecanismo de defesa, pois, sem eles, cometeríamos muitas imprudências sem pensar. Por isso, quando alguém, irrespon-savelmente, o desafiar a fazer coisas que não tem sentido algum; quando alguém vier com aquelas conversas de que "você pode, você consegue, você tem direito", tome muito cuidado. De fato, nós podemos, nós conseguimos e, em muitas coisas, nós temos direito, entretanto, será que nos convém? Será que precisamos? Será que é necessário? Seja prudente, esteja atento às intenções das pessoas; não haja com imaturidade ou impulsividade, afinal, ainda que muitos o incentivem, somente você sofrerá as consequências de atos impensados. 
Um bom dia a todos!
Com carinho e amizade,
Pr. André Luís Pereira

4 comentários:

  1. Muito bem refletido, André!
    Deus cuide de ti!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Parabéns pelo seu texto, meu irmão!
    Citei-o em meu blog: https://apenas-para-argumentar.blogspot.com/2020/04/tempos-de-pandemia-o-conselho-de.html
    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor pastor eu estava orando de joelho as 6 da manhã quando Deus me Deus esta palavra em Provérbios 22 3 foi audível real fui ler e não entendi; mas achei sua explicação muito boa e clara.

    ResponderExcluir