quarta-feira, 3 de outubro de 2012

"Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escrava-os na tábua do seu coração. Então você terá o favor de Deus e dos homens, e boa reputação" (Provérbios 3:3-4)


Hoje em dia uma das frases mais dita como filosofia de vida é: "curta o momento". As pessoas querem curtir o momento justamente por causa da instabilidade da vida. Assim, enquanto o momento é bom, elas curtem até não poder mais, daí os excessos: álcool, drogas, violência, brincadeiras de mau gosto, etc. Quando o momento que estão vivendo é complicado, elas se deprimem, praguejam a vida, murmuram, e, geralmente, ficam apontando culpados pelo seu sofrimento, responsabilizando os outros e até mesmo a Deus. São poucas as pessoas que conseguem viver com qualidade até mesmo nas maiores dificuldades. Geralmente, as pessoas que estão associadas a fé são quem tem mais capacidade de enfrentamento das doenças, das depressões, das dificuldades da vida. Entretanto, quero deixar muito claro aqui que eu estou falando de pessoas que têm fé e não dos religiosos, desprovidos de um relacionamento íntimo, verdadeiro e ético com Deus.
No provérbio de hoje, o autor exalta, desejando o favor de Deus e dos homens, assim como a boa reputação, àquelas pessoas que têm a capacidade de absorver valores como o amor e a fidelidade. Gente que, a despeito do momento que está vivendo, sabe manter a doçura e a graça da vida. Gente que, apesar do contexto que o aflige, mantém a fé, a boa educação, o respeito e o comportamente ético. Há pessoas que permitem que as circunstâncias da vida determinem o seu comportamento com Deus e com as pessoas, ou seja, se tudo vai bem a pessoa está feliz, sorridente, cumprimenta todo mundo, é atenciosa, carinhosa, enfim, um amor de pessoa. Porém, se tudo não anda lá aquelas coisas a pessoa se transforma, geralmente, fica irritada, mal educada, agressiva, toma decisões e tem comportamentos insensatos. Pessoas assim são uma montanha russa emocional. Com isso não estou dizendo que não podemos ficar tristes na tristeza e nem sofrer as nossas dores e revoltas. Estou apenas dizendo que ninguém pode ser vítima das circunstâncias da nossa vida. Se isso acontece, ao invés de agregarmos pessoas para se solidarizarem conosco, vamos afastá-las de nós.
O autor de provérbios, aconselha-nos a exercitarmos o amor em nossas vidas em todo o tempo. Aconselha-nos a prender o amor em nós, a cravá-lo em nosso coração assim como a Lei dada a Moisés estava cravada em tábuas de pedra. Fazendo assim, segundo o autor, receberemos o favor de Deus, das pessoas que nos cercam e, ainda, teremos um boa reputação. Mas quem quer boa reputação? Quem quer favor de quem quer que seja? As pessoas, como já dissemos, querem curtir o momento, independentemente do que isso vai causar aos outros e a si mesmas.
Acho que está na hora de repensarmos alguns valores sociais. Que tal repensarmos através de Provérbios?
Pense nisso, reavalie-se, e opte pela qualidade de vida.
Um abraçãozão carinhoso a todos!!! 
Pr. André Luís Pereira

2 comentários: