domingo, 14 de outubro de 2012

"O falar amável é árvore de vida, mas o falar enganoso esmaga o espírito" (Provérbios 15:4)


Vivemos numa época em que as pessoas parecem estar aprendendo a falar mais. Tenho a impressão que no passado as pessoas falavam pouco acerca de si mesmas, ainda que não tivessem tanta discrição para falar dos outros. A palavra é uma arma em nossas mãos. Com ela, podemos até matar, emocionalmente, alguém. Por isso, as pessoas gostam de estar por perto de quem sabe dosar aquilo que fala, ou seja, as pessoas gostam de estar perto de quem é sábio. Como é ruim conviver com gente que não sabe falar. E quando eu digo isso, estou falando daquelas pessoas que, por vezes, falam até a coisa certa, porém, a dizem na hora errada e do jeito errado, causando, assim, muito sofrimento aos outros. Saber falar é uma arte. É uma arte proveniente da educação e do bom senso. Estar ao lado de pessoas sábias é uma das melhores experiências da vida. Talvez, seja por isso que o autor de provérbios tenha dito que o falar amável é árvore da vida. E, particularmente, eu também acho que é. Quando temos a companhia de pessoas sábias, somos brindados por momentos e conselhos significativos. Graças a Deus nesta minha curta caminhada nesta terra, fui presenteado com pessoas muito sábias: atualmente, minha esposa Liliane; meus pais, meus amigos: Flávio e Káthia, Fábio e Nádia; meu mestre profissional Ivo Marçal; o Rev. Isauro Carriel, mentor espiritual. Enfim, essas pessoas ajudaram na minha construção profissional, ética, moral e espiritual. Seus conselhos, direções, orientações, me acompanham até hoje e, com certeza, vão me acompanhar pelo resto da minha vida. Mas, uma das coisas que me desafiam ultimamente, é poder oferecer às pessoas que me cercam esta mesma sabedoria que recebi para que, assim, a minha vida faça sentido para os outros aqui nesta terra. Eu tenho percebido que, nos últimos anos, eu mais quis receber do que oferecer algo às pessoas. Hoje, portanto, eu quero desafiá-lo a compartilhar seus conhecimentos, experiências e sabedoria com aqueles que o rodeiam. Se há uma coisa de valor inestimável que podemos oferecer e receber gratuitamente das pessoas é a sabedoria. E esta não depende de formação acadêmica e nem de títulos científicos, basta apenas que compartilhemos a nossa história, com nossas frustrações, decepções e vitórias, nessas situações, ainda que as achemos insignificantes, são onde se expressa a nossa sabedoria. Creio que se exercitarmos tal compartilhamento, vamos ser abençoados com a boa companhia das pessoas e com o privilégio de poder ajudá-las (às vezes até sem percebermos). Há de se acrescentar o fato de que o compartilhamento fará bem à nossa própria alma.
Pense nisso! Sua vida é preciosa demais para ficar guardada apenas para você mesmo, compartilhe-a! Faça de sua vida uma árvore de vida!
Boa tarde a todos!!
Com carinho e amizade,
Pr. André Luís Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário