Este provérbio é um convite à reflexão a cada um de nós que somos filhos. Aqueles que mesmo amando sua mãe, às vezes, a ferem por falta de sabedoria. Às vezes ficamos inconformados com relatos ou noticiários de filhos que matam seus pais. No início deste ano, um dos grandes teólogos brasileiros, Bispo Dom Robinson Cavalcante e sua esposa, foram brutalmente assassinados pelo próprio filho. A comunidade religiosa ficou chocada com o fato. Porém, infelizmente, temos a certeza de que este não será o único e nem o último caso triste de filhos que matam os próprios pais. Entretanto, ainda que tudo isso nos revolte, há casos, e estes ainda piores por conta de crueldade, de filhos que matam seus pais mesmo sem tirar-lhes a vida. Conheço uma infinidade de pais e mães que, embora vivos, encontram-se existencialmente, emocionalmente e espiritualmente, mortos. São pessoas cruelmente assassinadas para a vida, morrendo a cada dia de desgosto, vergonha e vítimas de um desprezo mortal. Homens e mulheres, na sua maioria idosos, que já nem sabem mais o que é viver. Gente que clama pela morte física porque já não aguentam mais o peso do desgosto que os filhos têm imposto sobre eles.
Conheço uma senhora, muito simples, catadora de material reciclável nas ruas e nos lixos de Limeira, que trabalha todos os dias sob o sol escaldante do verão; sob o vento gelado do inverno; sob o desconforto da chuva; para poder sustentar seu filho na prisão. Não bastasse isso, ainda tem de suportar as grosserias de uma filha ingrata, mal educada e murmuradora. Entretanto, esta mãe que, por conta do seu sofrimento, aparenta ter quase o dobro da sua real idade, ainda se esforça para poder atender às "necessidades" de seus filhos. Mas nós sabemos que ela não é a única a viver desta maneira. Há muitos filhos tolos neste mundo. Há muita gente insensata que, também, está matando seus pais lentamente, um pouquinho a cada dia.
Mas, graças a Deus, que no meio de todo este contexto de morte, vergonha e dor, há aquelas pessoas que são a vida de seus pais. Homens e mulheres que são o prazer da vida de seus genitores. Conheço muitos pais e mães que têm como diploma na vida a educação de seus filhos. Pais e mães que, no exercício da paternidade ou maternidade, criaram bons cidadãos, homens e mulheres de caráter, com valores éticos e morais. Filhos que enriquecem a existência de seus pais, que dão sentido e fazem valer cada minuto da gestação; cada labuta pelo pão; que fazem valer todo o aperto orçamentário para garantir o estudo. Ah, esses filhos sábios!!! Benditos fruto do ventre! Gente que, conforme o mandamento com promessa, vão viver muito nesta terra, e mais, vão viver melhor nesta terra. "Honra teu pai e tua mãe para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra"(Efésios 6:2-3).
Desejo, de coração, que nós, filhos, providos de sabedoria, façamos valer cada minuto da vida de nossos pais e mães. Pense nisso!
Bom dia a todos!
Com carinho e amizade,
Pr. André Luís Pereira
É vdd.
ResponderExcluirÉ vdd.
ResponderExcluirsabem deveríamos ensinar mais a nossos filhos os livro de Provérbios e Eclesiastes, o que vcs acham, se nos criássemos uma rede global para tiramos duvidas dos jovens, seria ótimo isso já que eles gostam tanto de celular, só sei por onde começar. amém
ResponderExcluirAs crianças, desde pequenininhas sendo ensinadas a elas os santos ensinamentos bíblicos, crescerão revestidas de conhecimento e preparação para se defenderem de todo tipo de mal e da aparência dos mesmo. As crianças preparadas com ensinamentos bíblico, o futuro delas será brilhante.
ExcluirMuito bem colocado texto retrata a vdd.
ResponderExcluirmuito bem ensinar as crianças os ensinamentos biblicos pra que quando crescerem não se desviem dos caminhos da verdade jesus
ResponderExcluirÉ verdade.nisso dever como pais e mães é ensinar nossos filhos no caminho do senhor Jesus Cristo.pra onde quer que eles forem fazerem a diferença.Deus abençoe seu ministério em nome do senhor Jesus.
ResponderExcluirExcelente artigo!!
ResponderExcluir