segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

"Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos, e os pais são o orgulho dos seus filhos" (Provérbios 17:6)


Muitas pessoas gostam de citar o mandamento bíblico "honra teu pai e tua mãe" , para todos aqueles que são filhos. Hoje, o autor de provérbios nos chama à atenção a questão da paternidade/maternidade; ele diz que "os pais são o orgulho dos filhos". Você já parou para pensar nessa outra face da moeda? Às vezes, aliás, muitas vezes, é posto um peso muito grande sobre os filhos no sentido de que eles devem honrar seus pais, e isso é verdade, os filhos têm mesmo o dever de honrar os seus pais. Mas e os pais? Até onde são dignos de honrados pelos filhos? Sinceramente, conheço muitos pais que sequer valorizam seus filhos. São grossos, estúpidos no relacionamento, distantes, agressivos, e não fazem nada para que sejam dignos de respeito. Entretanto, mesmo sendo assim, exigem que seus filhos os respeitem. Desde a infância, à partir dos 4 anos, vamos construindo a imagem de um herói sob aqueles que cuidam de nós, geralmente, sob nosso pai. O pai é o líder, é o forte, é o mais inteligente do mundo, enfim, é o modelo perfeito que a criança fantasia em sua mente. É na figura do pai que ela vai querer se projetar e, assim, imitá-lo porque, para ela, o pai é um ser acima de todos os seres. Entretanto, há pais que não sabem construir nada. Às vezes, no decorrer da vida, fazem questão de destruir essa paixão dos filhos. Tomam atitudes descabidas, insensatas, afastando do universo dos filhos aquele herói digno de admiração e projeção. Assim, aquele que deveria ser o herói torna-se o vilão, e os filhos vão buscar identificação em outra pessoa, abrindo espaço para muitos distúrbios emocionais e abrindo portas para o abuso sexual sob seus filhos. Por mais que o mundo esteja cada vez mais moderno, os filhos, naturalmente, vão idealizar um super homem sob seus pais, porque Pai, na concepção ideal da palavra, deve, por natureza, ser o protetor, o herói e o exemplo para seus filhos. Pensando nessas poucas palavras, eu pergunto aos leitores que são pais: Como tem sido o exercício da sua paternidade? Você tem correspondido às expectativas mais básicas de seus filhos? Tem estado presente emocionalmente? O que o exercício da paternidade diz sobre você? Pense nisso, e, se for necessário, tome uma atitude de Pai.
Um abraçãozão e bom dia!!!
Pr. André Luís Pereira

12 comentários:

  1. Amém pastor. Sou assembleiana e estava procurando uma reflexao para fazer com os pais na escola onde trabalho. Essa msg me ajudou muito.
    Deus continue lhe usando.

    ResponderExcluir
  2. Abração atodos os ouvintes .a vcs da Da rádio..
    Família Wippel
    Família Rocha
    Família Biff.
    VIVER O SALMOS 91 .é estar seguro..
    Viva nesta fe ..não se desvie desta posição. ..Leia com ATENÇÃO esta salmo..
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus do céu. Muito interessante. Amei realidade atual do mundo moderno.

    ResponderExcluir
  4. Quando DEUS manda honra seu pai ele não diz de forma alguma: só se ele for diquino de honra,pois tive um pai que não dava motivo de honra porém sempre honrei pq quem manda é DEUS,REFLITA E NÃO DÊ ENSINAMENTO ERRADO COMFORME SEU MODO DE PENSAR,PREGA A PALAVRA CONFORME DEUS DETERMINOU , REFLITA POIS AQUELE QUE ENSINAR ERRADO VAI PRESTAR CONTA COM DEUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, creio que o escritor não tenha defendido a desonra em relação aos pais. De maneira alguma. O objetivo é apenas o de conscientizar as pessoas de que a bíblia fala que os pais são "orgulho", e um pai amoroso gera amor e ainda mais respeito. Mas isso não significa que se o seu pai não te ama você desrespeitá-lo. Você pode respeitar alguém sem amá-lo. Mas o objetivo de Deus não é esse. É o de que pais e filhos, além de se respeitarem, também se amem!

      Excluir
  5. Em nenhum momento o pastor falou aqui para os filhos desonrarem os pais, leia com atenção, que Deus traga a verdadeira compreensão da sua palavra no nome de Jesus

    ResponderExcluir
  6. Muito bom. Obrigado pela reflexão.

    ResponderExcluir
  7. Deus abençoe grandimente

    ResponderExcluir
  8. Maravilhosa reflexão

    ResponderExcluir