terça-feira, 15 de janeiro de 2013

"É melhor ter verduras na refeição onde há amor do que um boi gordo acompanhado de ódio" (Provérbios 15:17)


Este provérbio me fez lembrar das minhas famílias: meus pais e a Liliane. Na casa de meus pais, há alguns anos, vivemos momentos muito difíceis no que diz respeito às finanças. Foi um tempo complicado, onde economizávamos ao máximo que se podia economizar. Lembro-me, como se fosse hoje, dos dias que eu ajudava a minha mãe a dividir o vidro novo de shampoo num outro recipiente, completá-los com água e, assim, de um só vidro de shampoo fazíamos dois. Minha mãe tinha uma criatividade incrível, economizar era o lema dela. Naquela época ela já não trabalhava mais, digo, não trabalhava fora de casa, mas cuidava de mim, da minha irmã e da casa que morávamos. Lembro-me ainda do meu pai tomando um susto e ficando nervoso com as contas de água, energia elétrica e do açougue. Recordando essas coisas hoje é até engraçado. Entretanto, mesmo como algumas dificuldades e limitações, a nossa família sempre foi muito feliz. Não houve um só momento que eu tenha percebido minha mãe reclamar (pelo menos não na presença dos filhos) da "dureza" que vivíamos. Pelo contrário, ela sempre nos ensinou a ser gratos por "tudo" aquilo que tínhamos. Meus pais sempre se esforçaram muito por nós. Realmente fizeram tudo o que estava ao alcance deles para atender nossas necessidades. Mas, o maior legado de meus pais, o qual vou carregar sempre na lembrança e no coração, é o amor com o qual sempre nos trataram e se relacionaram. Na minha nova família: eu e a Liliane, estamos edificando um lar que, tenho certeza, será abençoador ao filho(a) que viermos a ter, e posso ter essa certeza justamente porque o nosso relacionamento é maravilhoso. Deus foi generoso para comigo no sentido de presentear-me com as famílias que tenho hoje. Elas me ensinam o quanto o provérbio de Salomão é real, verdadeiro e aplicável. Na minha infância e, até, hoje em dia, já relacionei-me com famílias muito bem sucedidas e outras bem carentes que, por falta de amor vivencial, não se sentiam felizes. O amor é fundamental em qualquer relacionamento, inclusive e principalmente nos vínculos familiares. Sem amor a gente perde o sabor da vida; perde a alegria da presença; perde a motivação para sonhar. E quando falo em amor, falo daquelas atitudes que o expressam e não meramente das frases romantizadas as quais são negadas pelas atitudes grosseiras, indiferentes ou humilhadoras daqueles que as professam. Sempre digo em nossa comunidade que o amor não é um sentimento, mas uma atitude, uma decisão que a gente toma em relação ao outro. Num lar onde o amor é uma decisão e uma atitude, pode até faltar o necessário, mas nunca faltará o essencial. O provérbio de hoje nos leva a refletir sobre o tipo de ambiente que estamos desenvolvendo em nossas famílias. Por isso, faça uma reflexão "doméstica" e, numa decisão do amor, tome as atitudes cabíveis à sua família. Boa reflexão!  
Pr. André Luís Pereira

Um comentário: