segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

"Quem repreende o próximo obterá por fim mais favor do que aquele que só sabe bajular" (Provérbios 28:23)


Esse provérbio parece ir na contramão daquilo que defendemos como bandeira: "não se intrometer na vida dos outros". Entretanto, ele não está na contramão. Penso que ele nos ajuda a como auxiliarmos as pessoas quando somos consultados por elas acerca de alguma atitude, decisão ou opinião. Por muitos anos da minha vida eu sempre procurei estar mais ao lado de quem me elogiava do que daqueles que me censuravam, inclusive, do meu pai. Hoje, um pouco mais maduro, percebo que eu perdi muitas coisas boas dessa vida porque não me permiti às críticas (construtivas, é claro), aos conselhos contrários as minhas decisões e atitudes. De fato, é muito melhor ser elogiado, ovacionado e mimado. Esses sentimentos massageiam o nosso ego e nos fazem sentir muito bem. Entretanto, esses mesmos sentimentos, motivados pela bajulação que tanto gostamos, também nos impedem de crescer, amadurecer e perceber que sabemos muito pouco sobre a vida, que há pessoas que, ainda que com pensamentos divergentes, podem nos ajudar a trilhar por um caminho melhor. Em algumas áreas da minha vida, eu me arrependo muito por não ter dado ouvidos às palavras de meus pais, de alguns amigos sinceros que sempre quiseram o meu bem. E não dei ouvidos porque preferi dar atenção àquilo que, momentaneamente, era mais conveniente para mim. Algumas das decisões que tomei, ainda que eu reconheça que a responsabilidade seja toda minha, foram altamente influenciadas por frases como: "você merece...""vai em frente""não desista dos seus sonhos por causa dos outros""você tem razão mesmo""quem sabe da sua vida é você, quem é o fulano pra dar palpites?"; e tantas outras frases que eu tenho certeza que você já ouviu ou já disse, e, por isso, eu nem preciso ficar citando-as aqui. Por mais que elas pareçam bonitas, incentivadoras, e  demonstrem uma amizade sincera, nem sempre é verdade. Fui aprendendo ao longo dos anos, depois de colher algumas más consequências, que a repreensão é uma bênção. Fui descobrindo que a desistência, o abrir mão de algumas coisas, o voltar atrás em algumas atitudes e decisões, são, também, expressões de sabedoria que nos levam à felicidade e à maturidade. É verdade que muitos dos nossos erros e decisões mal tomadas são, também, coisas próprias da vida e de nossa humanidade limitada, entretanto, com o passar dos anos, a maturidade e as experiências - boas e ruins - devem nos conduzir à sensatez. Mas, com certeza, ouvir as repreensões e críticas construtivas tornam a nossa vida menos complicada e com menos sofrimentos. Portanto, não tenha medo de repreender, aconselhar e expor sua opinião quando consultado. Sua sinceridade pode oferecer qualidade de vida àqueles que pediram sua ajuda. Também, seja pronto a ouvir e refletir acerca daquilo que as pessoas lhe disserem. Talvez você não opte por nenhuma idéia apontada, entretanto, pelo menos, terá outras alternativas de reflexão. Pense nisso! Valorize, também, a opinião daqueles que, às vezes, nos lembram que alguns sonhos são impossíveis de se tornarem realidade.
Boa dia a todos.
Com carinho e amizade,
Pr. André Luís Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário