sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

"Reparta o que você tem com sete, até mesmo com oito, pois você não sabe que desgraça poderá cair sobre a terra"(Provérbios 11:2)


Nesses últimos tempos em que temos assistido tantas catástrofes naturais ao redor do mundo, esse provérbio alerta-nos acerca da importância da solidariedade. O clima tem estado tão instável que, às vezes, nem sabemos mais em qual estação estamos. Muitos países estão já estão sentindo os desajustes provenientes do aquecimento polar. Aqui no Brasil, os desajustes são poucos, porém, todos sabemos que a tendência é aumentar ao longo dos anos. Por isso, para que tenhamos um pouco mais de esperança e estejamos mais preparados para os dias difíceis, creio que o provérbio de hoje deva ser praticado desde já. Sim, porque aqueles que sabem dividir; que não têm dificuldade em compartilhar; dificilmente passarão por necessidade. E não passarão justamente porque repartiram, dividiram, solidarizaram-se com os que precisavam. No Salmo 37, verso 25, o autor faz uma afirmação que, ao longo dos anos, tem sido real, ele diz: "Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão". E quem é o justo? O justo é aquela pessoa que, em absorvendo a fé em seu coração e atitudes, vive de forma honesta, promovendo a justiça nos lugares aonde está inserido, amando ao próximo e, portanto, valorizando a vida humana. E se você for parar para analisar, verá o quanto isso é verdade. Geralmente, aquelas pessoas que estendem a mão aos outros nunca ficam desamparadas no dia da necessidade. Sempre há alguém que se solidariza com elas. Entretanto, a situação contrária também é uma realidade, ou seja, as pessoas avarentas, egoístas, orgulhosas, e mesquinhas, no dia em que passam por alguma dificuldade, dificilmente conseguem alguma ajuda. Portanto, penso que enquanto estamos em paz, enquanto estamos vivendo bem, devemos estender nossas mãos àqueles que, reconhecidamente, necessitam de ajuda, pois, não sabemos como estaremos amanhã ou daqui há algum tempo. Porém, a melhor atitude é estendermos a mão não pensando em troca, ou seja, eu faço hoje porque quero receber quando precisar, mas, devemos compartilhar porque entendemos e absorvemos valores como honestidade, justiça, verdade, ética, solidariedade, etc. Nossa ajuda nunca deve ser uma troca, mas, sim, o resultado de uma vida bem vivida, de uma consciência amadurecida, de uma espiritualidade que transcende a religião. Assim, seja em tempos de paz ou de catástrofes, sempre teremos algo a compartilhar.
Bom dia a todos!
Com carinho e amizade, 
Pr. André Luís Pereira

7 comentários:

  1. Paz querido pastor, meu nome é Amauri, sou pastor de um igreja assembleia de Deus no RJ, gostaria também de dizer que achei muito interessante seu blog e suas mensagens, bem seu também tenho blogs, a única diferença é que nos meus blogs eu tenho anúncios do google, e eu recebo pro isso (pelos anúncios) meu trabalho e ajudar pessoas como o senhor que tem blogs, principalmente neste assunto que é evangelizar, eu ensino a melhorar e monetizar estes blog, acredite o retorno financeiro é muito grande. sem falar no espiritual que ainda é muito melhor, mas bem caso haja interesse saber mais sobre o assunto, estes são meus blogs e meu email, fico no aguardo do seu contato, http://jesuseabiblia.com.br/ http://umhomemescolhidopordeus.blogspot.com.br/ meu curso onde ensino a ganhar com blog é http://ganharcomblog.com.br/curso/ um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. A paz do senhor, querido PR os dizeres no título de sua mensagem não são provérbios 11;2 preciso dessa mensagem mas com respaldo bíblico. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido irmão, obrigado pela observação. O texto correto é Eclesiastes 11:2

      Excluir
    2. Olá querido irmão, obrigado pela observação. O texto correto é Eclesiastes 11:2

      Excluir
  3. Bom dia, " fazer o bem sem olhar a quem " ouvia isso da minha "pobre' mãe. Hoje percebo o tanto que era rica . Qdo matava um porco morando na zona rural, dividia um pedacinho com todos na colônia . E sempre estava recebendo um pedacinho de carne ,qdo alguém matava um também

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado DEUS abençõe a todos nós 🙏

    ResponderExcluir
  5. ERIOVALDO ARRUDA VALIM , Assis SP

    ResponderExcluir